Especialização em Alfabetização, Letramento e Educação Infantil
Sobre
O curso de Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização em Alfabetização/Letramento e Educação Infantil têm a proposta de formar professores alfabetizadores capazes de garantir a apropriação do sistema de escrita a todos os alunos até o 2º ano, conforme a RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2017 que Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica.
Objetivos
Qualificar educadores para as atividades de Alfabetização/letramento e Educação Infantil das escolas da rede privada e pública. Aprofundar conhecimentos de alfabetização/letramento e educação infantil para a organização do trabalho educativo em Instituições de Educação. Reconhecer o trabalho do alfabetizador nos anos iniciais articulado com o trabalho realizado pela Educação Infantil. Problematizar a situações que envolvem a aprendizagem das crianças em da Educação Infantil e Ensino Fundamental I frente aos desafios da sociedade pós-moderna.
Público Alvo
O curso de Pós Graduação em nível de Especialização em Alfabetização/ Letramento e Educação Infantil tem como público alvo profissionais graduados na área de Educação em Pedagogia que atuam ou desejam atuar em instituições escolares com classes de alfabetização e/ou anos iniciais e Educação Infantil.
Periodicidade e Duração
Turno: Matutino/ Vespertino
Horário: Sábado das 8h00 as 12h00 e das 13h00 as 18h00.
Periodicidade: Quinzenal
Duração: 18 meses
Matriz Curricular
- Concepções Teórica e Metodológica de Alfabetização e Letramento e Educação Infantil
- Formação de professores para as Classes de Alfabetização e Educação Infantil
- Políticas Educacionais e Legislação para a Alfabetização / letramento e Educação Infantil
- A Integração e continuidade dos processos de aprendizagens da Educação Infantil para o Ensino Fundamental I
- Os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação Infantil
- A linguagem matemática na Alfabetização e Educação Infantil
- Metodologia da Pesquisa Científica
- As Ciências da natureza e as Ciências humanas na Educação Infantil e na Alfabetização
- Reflexões sobre a linguagem verbal e o desenvolvimento da oralidade na escola
- Fonética e fonologia no processo de alfabetização
- As práticas de leitura e o processo de aprendizagem em classes de Alfabetização e Educação Infantil
- A linguagem escrita no desenvolvimento da alfabetização e letramento
- A Educação Inclusiva e a formação de professores para a Educação Infantil e Alfabetizadores
- Planejamento na Educação Infantil e em classes de Alfabetização e Letramento
- A avaliação na Educação Infantil e em Classes de Alfabetização
- Seminário de pesquisa em Processos Teórico e Metodológico de Alfabetização e Letramento e Educação infantil
- Planejamento e apresentação para qualificação coletiva