Pedagogia

Sobre o curso
O curso de Licenciatura em Pedagogia da FASF visa formar um profissional pedagogo capaz de atuar na docência e na gestão escolar. Com competências para a formação de crianças na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, o egresso do curso possui habilidades para trabalhar com as novas tecnologias voltadas à educação. A Pedagogia atua em todo o processo educacional. Por isso, o pedagogo não é apenas um professor, mas um profissional que pode atuar em diferentes níveis de educação como supervisor, orientador ou diretor escolar. Com vasto campo de atuação e fácil inserção no mercado, o profissional da pedagogia também pode trabalhar em espaços não escolares como hospitais, bibliotecas, museus e atuar em empresas como responsável por brinquedotecas e por treinamentos, entre outros.
Licenciatura em Pedagogia
Formar profissionais para o trabalho com a docência na Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Gestão Escolar e Planejamento Educacional em ambientes escolares e não escolares. Visa o desenvolvimento integral de crianças, jovens e adultos nos aspectos: físico, psicológico, intelectual, espiritual, cultural e social, com formação ética e cidadã, exercendo direitos e deveres com atitudes de solidariedade e respeito, em constante reflexão sobre sua pratica.
| Disciplina | Carga horária |
| 1º período | |
| Linguagem e Texto | 72 |
| Metodologia da Pesquisa Científica | 36 |
| Fundamentos Epistemológicos de Pedagogia | 72 |
| Didática e práticas escolares I | 90 |
| Psicologia da Educação | 72 |
| Atividades Complementares | 25 |
| Carga horária total do período | 367 |
| 2º período | |
| Didática e práticas escolares II | 54 |
| Fundamentos Teórico Metodológicos de Educação Infantil | 90 |
| Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem | 72 |
| Introdução à Sociologia | 36 |
| História da Educação | 72 |
| Introdução ao Estágio Supervisionado | 52 |
| Atividades Complementares | 25 |
| Carga horária total do período | 401 |
| 3º período | |
| Pesquisa e Prática Pedagógica I | 36 |
| Sociologia da Educação | 72 |
| Fundamentos Teórico e Metodológico de Alfabetização e Letramento | 90 |
| Fundamentos teóricos e metodológicos de Matemática | 90 |
| História da Educação Brasileira | 36 |
| Estágio Supervisionado I – Docência na Educação Infantil | 72 |
| Atividades Complementares | 25 |
| Carga horária total do período | 421 |
| 4º período | |
| Fundamentos Teórico e Metodológico da língua Portuguesa | 72 |
| Fundamentos Teórico e Metodológico de Educação Física | 90 |
| Introdução à Filosofia | 36 |
| Gestão Escolar e Institucional | 90 |
| Pesquisa e Prática Pedagógica II | 54 |
| Estágio Supervisionado II – Docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental I | 72 |
| Atividades Complementares | 25 |
| Carga horária total do período | 439 |
| 5º período | |
| Fundamentos teórico e Metodológico de Educação Inclusiva | 90 |
| Fundamentos teórico e Metodológico de Educação de Jovens e Adultos | 36 |
| Fundamentos Teórico e Metodológico de História | 90 |
| Filosofia da Educação | 72 |
| Pesquisa e Prática Pedagógica III | 54 |
| Estágio Supervisionado III – Prática de Gestão escolar – Educ. Infantil e Ens. Fundamental | 72 |
| Atividades Complementares | 25 |
| Carga horária total do período | 439 |
| 6º período | |
| Fundamentos Teórico e Metodológico de Geografia | 90 |
| Fundamentos Teórico e Metodológico de Ciências da Natureza | 90 |
| Fundamentos teóricos e Metodológicos de Ensino Religioso | 54 |
| Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) | 36 |
| Gestão Educacional em Espaços não escolares | 54 |
| Pesquisa e Prática Pedagógica IV | 54 |
| Estágio Supervisionado IV – Ens. Fund. Anos finais e Ens. Médio | 72 |
| Atividades Complementares | 25 |
| Carga horária total do período | 475 |
| 7º período | |
| Processos Pedagógicos Escolares e Currículo I | 72 |
| Política, Direito e Legislação na Educação | 72 |
| Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da Arte | 90 |
| Trabalho de Conclusão de Curso e Seminário Integrado I | 96 |
| Estágio Supervisionado V – Docência na formação docente | 72 |
| Atividades Complementares | 25 |
| Carga horária total do período | 427 |
| 8º período | |
| Processos Pedagógicos Escolares e Currículo II | 72 |
| Avaliação Educacional e Institucional | 72 |
| Formação de professores para as Tecnologias | 54 |
| Educação Ambiental | 90 |
| Trabalho, Diversidade Cultural e Direitos Humanos | 72 |
| Trabalho de Conclusão de Curso e Seminário Integrado II | 72 |
| Atividades Complementares | 25 |
| Carga horária total do período | 457 |
| Carga horária total do curso | 3426 |
MSc. Silvia Aparecida Medeiros Rodrigues
![]()
Doutoranda em Educação (UEPG). Mestre em Linguagem, Identidade e Subjetividade/UEPG (2014). Tem graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1994) e graduação em Licenciatura em Letras Português/Francês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1999). Especialização em Educação: Fundamentos e Metodologia (1998/UEPG), Especialização em Gestão Pública Municipal (2011/UEPG) Especialização em Educação e Escola em Tempo Integral: Desafios e perspectivas. (FAEL, 2018). Atualmente é Coordenadora Pedagógica na Rede Municipal de Ponta Grossa e professora e coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Sagrada Família (FASF) . Integrante do grupo de pesquisas HISTED-BR Campos Gerais.
