O PIC, Programa de Iniciação Científica é um projeto voltado à seleção de propostas de pesquisa inscritas por acadêmicos e docentes FASF. Já implantando nos cursos presenciais desde o ano de 2017, seleciona, anualmente, por meio de edital, projetos de iniciação científica. O PIC tem como objetivo contemplar com bolsas de pesquisa professores que atuem nos cursos de graduação da IES, a fim de fortalecer os grupos de estudos e contribuir para a ciência, tecnologia e a diversidade sociocultural. Os projetos de pesquisa são propostos e coordenados por um professor, que será responsável por um grupo de acadêmicos. Os discentes se inscrevem para os projetos e são selecionados de acordo com as regras do edital. Em média cada projeto seleciona 3 discentes. Por oito meses cada grupo de pesquisa organiza encontros para leitura, debate de textos, fichamentos, saída para coleta de dados, entre outras atividades, sob a supervisão do professor proponente do projeto. O resultado do processo de pesquisa é divulgado através de relatórios parciais e, por fim, de artigo científico a ser submetido em periódicos, seminários ou congressos científicos. Além disso, cada grupo deve elaborar um banner para apresentar os resultados do projeto no Conafasf (Congresso Acadêmico Faculdade Sagrada Família), evento organizado anualmente pela FASF.
O Programa de Iniciação Científica é um projeto institucional. Dessa forma, prevê a possibilidade de participação de todos os acadêmicos e docentes da IES. Independente da modalidade de ensino, o acadêmico FASF poderá se inscrever para um dos projetos selecionados. Se selecionado, passará a trabalhar sob a supervisão do professor proponente da pesquisa. Essa etapa de trabalho prevê orientações e reuniões, que, para o aluno da modalidade a distância, serão realizadas pelo MEET.
Para participar da seleção do PIC o acadêmico deve estar cursando pelo menos o segundo semestre do curso. Essa exigência, prevista no Regulamento Institucional do PIC, se dá pela necessidade de o graduando passar primeiramente por uma fase de compreensão acerca das especificidades que envolvem a produção de conhecimento científico.A Coordenação de Pesquisa e Extensão é responsável pela gestão do PIC, sendo amparada pelo Consepe na definição do número de projetos a serem contemplados anualmente; na seleção dos projetos e na aprovação dos discentes selecionados pelos professores.